Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Marketing e Comunicação Digital

Marketing digital, também conhecido como web marketing, marketing online, internet marketing, entre outras definições, é a disciplina que contempla a exploração dos meios e recursos disponibilizados na internet que promovam a comunicação e relacionamento entre pessoas, empresas, instituições, clientes, etc.

Para simples efeito de distinção em nosso conteúdo, quando falamos em comunicação digital estamos colocando a comunicação interpessoal em destaque. É um processo que precisa começar “da porta para dentro”, já que é muito difícil esperarmos que uma empresa tenha um relacionamento com o mercado eficiente se sua comunicação interna não funciona (estamos falando em diálogos pessoas-pessoas e não empresas-clientes).

Já quando nos referimos a marketing digital, destacamos as estratégias e ações junto ao mercado no sentido de trazer negócios e vendas para as empresas. Como exemplo, citamos as ações de desenvolvimento de sites, links patrocinados, publicidade online e emails marketing.

Diante de tanta informação disponível na web, os internautas buscam por relevância, transparência e comunicação ágil com empresas. Quando determinamos estratégias de comunicação digital, pensamos em qual ou quais serão as propostas de valor para que os internautas que pertençam ao público-alvo se interessem em acompanhar, comentar e, especialmente, colaborar com o conteúdo. Entre as propostas, citamos: informação, entretenimento, inteligência coletiva / criação colaborativa, promoções comerciais, promoções interativas, entre outras. As estratégias norteiam todo o planejamento de marketing estratégico digital.

Quanto mais soluções aplicadas de forma integrada, melhores serão os resultados.
Conheça algumas das principais ferramentas de web marketing:

Web Sites, Hot Sites, Blogs.

Sites são sempre importantes para estratégias corporativas, pois geralmente são os canalizadores dos relacionamentos gerados pelo marketing e comunicação digital. É importante que para cada proposta de valor para os internautas, haja um espaço na web que receba todo o conteúdo gerado tanto pelas equipes internas quanto pelos internautas.  Se uma empresa tem mais de uma estratégia, pode utilizar apenas um site com canais específicos ou criar sites, hot sites e blogs específicos, o que geralmente se mostra mais eficaz para conversações com públicos-alvos distintos, pois evita a dispersão. Em qualquer caso, o ideal é que sejam construídos com sistema de gestão de conteúdo que permita atualização por qualquer pessoa e é muito importante que sejam desenvolvidos com tecnologias e arquitetura que atendam aos requisitos técnicos dos mecanismos de busca, permitindo a indexação de todas as páginas e textos do site que, somados à elaboração de conteúdo especializado contendo as palavras-chaves mais relevantes para um negócio, promovem um melhor posicionamento no ranking dos links naturais dos buscadores, em especial no Google, pois detém cerca de 90% dos acessos deste segmento no Brasil.
Quando uma empresa já possui um site, aplicam-se técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou simplesmente “otimização de sites”, quando possível, na tentativa de deixar o site mais “amigável” para os buscadores e permitir o desenvolvimento de campanhas direcionadas por conteúdo, levando o internauta a páginas específicas do web site, como também são adequados os canais de conteúdo com atualizações periódicas para permitir a interação do internauta.

SEM – Search Engine Marketing

Estratégia de divulgação de campanha em links patrocinados, como nos anúncios no Google, onde o cliente paga somente pelos cliques que levam o internauta até seu site. Seu sucesso baseia-se na gestão de palavras-chaves mais utilizadas por clientes potenciais na busca por sites com conteúdos específicos, como também na criação de campanhas variadas que atinjam perfis de públicos distintos.
Promove a visitação no site e permite um importante monitoramento de dados e resultados que subsidiam a tomada de decisões estratégicas, inclusive no âmbito de marketing e vendas tradicionais.

Gestão de Conteúdo

Determinada a proposta de valor e ativadas as ferramentas de comunicação online, é de extrema importância que haja constante publicação de conteúdo relevante.
É importante a criação constante de conteúdos originais, pois são as novidades, conquistas, lançamentos, enfim, informações do dia-a-dia da empresa que possibilitarão a alimentação de sites, blogs, páginas em redes sociais, veiculação de notícias na imprensa, criação de emails marketing de vendas e newsletters, e criação freqüente de campanhas com temas e objetivos variados.
Este é um trabalho que requer planejamento e disciplina e quanto mais participação das equipes internas, melhor, já que naturalmente há o estímulo à pesquisa, que traz resultados em envolvimento, autodesenvolvimento e colaboração e comunicação interna.

Mídias e Redes Sociais

Sensações da internet, as mídias sociais são responsáveis pela transformação na forma das pessoas se comunicarem, se relacionarem e se entreterem. Entre as diversas opções, estamos utilizando mais as mídias sociais Twitter e Youtube e as redes sociais Facebook e Orkut em nossas estratégias de comunicação digital, como também agregadores como o Dihitt.
Complementam o trabalho de gestão de conteúdo permitindo que seguidores, amigos, stakeholders, clientes potenciais, enfim, todos os internautas possam acompanhar o trabalho de comunicação digital.
Pessoas gostam de falar com pessoas, então defendemos que as conversas sejam sempre entre colaborador-cliente e não empresa-cliente. Aliás, formar conexões (networking) entre pessoas é muito mais fácil do que entre empresas e clientes, principalmente os potenciais, o que se torna uma excelente oportunidade de promover maior envolvimento e melhor relacionamento das equipes com seus contatos comerciais.
Destaque também para o fato de todos os profissionais conectados em mídias e redes sociais precisam se lembrar de que a internet é um livro aberto e é necessário ter um comportamento adequado, sendo inclusive uma excelente oportunidade de mostrar seu trabalho e conquistas, o que estimula o fortalecimento do seu networking pessoal.
Para um trabalho eficaz, é necessário um planejamento cauteloso, transparência, envolvimento das equipes internas e muita agilidade das respostas.

Blogs

O Blog é uma ferramenta que democratizou a informação. Qualquer pessoa ou instituição pode expressar suas idéias e reunir informações sobre temas específicos. No meio corporativo, tem a vantagem de não exigir muita formalidade, devido ao seu dinamismo e participação dos membros na elaboração do conteúdo. E é excelente para trabalhar estratégias (propostas de valor) específicas em uma mesma empresa.

Assessoria de Imprensa Virtual

Objetiva estimular a divulgação de conteúdos corporativos pela web. O foco da assessoria virtual são sites de informação especializada, sejam portais, imprensa, blogueiros e até mesmo sites de fornecedores e parceiros. Em resumo, sites onde houver o público-alvo.

Publicidade Online

Contempla as ações que visam divulgar uma marca na internet através de publicidade em portais segmentados e outras mídias virtuais utilizando banners e diversas outros formatos.
Permite uma excelente mensuração de resultados, como também o direcionamento de campanhas para públicos específicos.
Uma boa pesquisa para definição dos sites com públicos e audiência mais adequada para cada perfil de empresa é essencial para o alcance de resultados e a aplicação correta de recursos.

Emails marketing

Os emails são ferramentas dinâmicas e muito importantes em uma estratégia de marketing digital, principalmente na fidelização de clientes. Devem ser utilizadas com cautela, seguindo regras éticas e com conteúdo realmente relevante para o receptor.
Utilizamos basicamente dois tipos:
E-mails marketing: têm como característica básica o apelo comercial, onde são divulgadas promoções, lançamentos e oportunidades sazonais de negócios. Campanhas de emails são excelentes para ressaltar diferenciais competitivos em “doses homeopáticas”, como também são fundamentais em ações promocionais, especialmente de comércio eletrônico e relacionamento com clientes.
Newsletters: são emails com conteúdo informativo sobre a empresa e seu setor de atuação, estimulando a comunicação, interatividade e relacionamento com clientes.

Campanhas Interativas e Integradas

Uma campanha interativa tem como principal objetivo provocar o “diálogo” entre o cliente e a empresa, promovendo a formação de banco de dados e abrindo canais de relacionamento.
Podem ser aplicadas com fins de interação e participação de internautas, promoções, pesquisas de opinião e satisfação, incentivo às equipes de vendas, prospecção, retenção e recaptação de clientes, entre outras aplicações.
As campanhas interativas e integradas são aquelas onde há uma integração com os canais de comunicação e mídia tradicionais, também conhecida como convergência de mídias, com destaque para o fato de que, além de permitir o diálogo com o público, possibilita uma mensuração de resultados muito mais efetiva, permitindo inclusive avaliar o retorno gerado por cada mídia.

Gestão e Monitoramento

O web marketing exige uma gestão para envolvimento de pessoas, disciplina e melhoria contínua.
Permite o monitoramento e análise de resultados como nenhum outro meio de comunicação.
Podemos monitorar qual a repercussão e a representatividade da marca na internet, eficácia na formação de networking, testar diferentes argumentos de persuasão e manter somente os mais eficientes, seja na forma de apresentar um conteúdo, um banner ou uma campanha.
Também podemos identificar a procedência de acessos (países e cidades), analisar a eficiência do site e o comportamento do internauta, monitorar e ajustar estratégias durante campanhas, e principalmente, ter um aprendizado contínuo que subsidia novos planejamentos estratégicos.
Em suma, monitoramento é tão importante quanto a própria execução do planejamento.

Se quiser saber mais, teremos prazer em trocar ideias.

Faça parte da Comunidade DBO – curta nossa Página e ingresse no Grupo Buzz DBO no Facebook.

João Paulo Balthazar
Telefones: 43 9934.4000
Email: joaopaulo@jpbalthazar.com.br
Skype-twitter-Facebook: jpbalthazar

Google+