Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

SEO – Otimização de Web Sites para Mecanismos de Busca

30 ago Blog | Comentar

Web Sites sempre tiveram fundamental importância em estratégias de marketing na internet. Para que gerem resultados, é de extrema importância um bom posicionamento nos mecanismos de busca (como o Google) e para isso são empregadas técnicas de SEO, do inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca em português.
Os mecanismos de busca varrem a internet com robôs (softwares especiais) que buscam ler o conteúdo de cada site e identificar se vale a pena apresentá-los nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Como gestores, precisamos conhecer os principais aspectos que tornam um site bem ranqueado para que possamos exigir a implementação das técnicas de SEO pelas empresas e profissionais responsáveis pelos nossos web sites. Isso é importante porque já está mais do que comprovado que estar entre as três primeiras posições é garantia de muitos acessos ao site e, consequentemente, muitos negócios. Vale ressaltar ainda que neste caso não há custos com divulgação junto aos mecanismos de busca, ficando o investimento restrito aos serviços realizados pelos profissionais que executarão as três atividades abaixo.
 
Basicamente existem três aspectos que os gestores precisam exigir em um web site:
1.      O site deve ser construído com tecnologias e estrutura que facilitem a leitura do conteúdo pelos robôs.
2.      O conteúdo deve ser construído de forma a explorar palavras-chave que apresentem a relevância de um site sobre determinado contexto.
3.      A parte técnica do site e o conteúdo precisam ser implementados de forma integrada, considerando as diversas técnicas de SEO conhecidas no mercado.
Investindo na parte técnica e em conteúdos relevantes, originais e bem organizados dentro do site, há possibilidade de conquistar excelentes posições.
 
Mas é um trabalho de longo prazo. Pode demorar para se posicionar bem, mas depois fica mais fácil manter o bom posicionamento e os retornos podem ser fantásticos. A concorrência é um fator que pesa bastante (imagine como é difícil posicionar agências digitais, por exemplo, onde todos são especialistas em técnicas de SEO), mas os mecanismos de busca estão apresentando resultados relevantes ‘geolocalizados’, privilegiando empresas da cidade que a pessoa está fazendo a busca e isso deve favorecer cada vez mais o comércio e serviços locais.

Google+