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Mensurando relacionamentos em redes sociais

25 ago Blog | Comentar
Nas colunas anteriores apresentei como extrair dados para análises de resultados em Fan Pages do Facebook e também web sites. Além de dados quantitativos, é importante também analisarmos a qualidade das interações e níveis de relacionamentos que conquistamos nas redes sociais, fazendo parte do processo de mensuração de resultados em estratégias de marketing digital.
O primeiro desafio é fazer com que as conexões realmente interajam e se relacionem de tal forma que se sintam motivadas até mesmo a incluir nossas marcas em suas histórias pessoais publicadas em seus perfis digitais (por exemplo, no mural do Facebook). Aliás, considero esta ação como o maior objetivo em uma estratégia de marketing em redes sociais. Cito como exemplo uma pessoa que vá a uma sorveteria e se sinta motivada em contar que está ou esteve lá e, melhor ainda, conte sobre o produto que consumiu, avalizando-o. Esta motivação é traduzida em um comportamento: engajamento.
Tornar uma pessoa engajada não é tarefa fácil e não acontece da noite para o dia. Requer esforço em criar valor para que uma pessoa participe de uma comunidade virtual de um profissional, marca ou empresa. Devemos começar por um esforço de comunicação através de conteúdos e propostas que chamem a atenção das pessoas e precisamos encontrar as abordagens, linguagens e frequências certas que estimulem as interações, iniciem relacionamentos e daí sim conquistem pessoas engajadas.
Mas, antes do engajamento, ainda temos conquistas que já trazem excelentes resultados. Mesmo que sua marca não caia na boca (ou no mural) do povo, obter interações frequentes como os populares ‘curtir’ e ‘comentar’ do Facebook e ‘retuitar’ do Twitter, já mostra efetividade nos relacionamentos e o mais importante, que as pessoas estão prestando atenção ao que você (ou sua marca) fala nas redes sociais. Usando esta atenção com bom senso, podemos contar muito do que um cliente precisa saber em ‘doses homeopáticas’, inclusive apresentar propostas comerciais de vez em quando (mas sempre com o caráter de oportunidade de negócio). E cultivando este relacionamento, a probabilidade de conquistarmos mais pessoas engajadas cresce a cada dia.
Por isso é importante incluirmos as interações, relacionamentos e pessoas engajadas como indicadores nos resultados de estratégias em redes sociais.
Coluna originalmente publicada no Jornal Folha de Londrina, 22/08/11.

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