Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Análise de dados em web sites

16 ago Blog | Comentar
Ferramentas digitais já consagradas, web sites com bom conteúdo, comunicação visual e fácil navegação, geram poderosos dados que permitem analisar resultados, situações de empresas no mercado e reflexos dos esforços em marketing e vendas nos negócios. Assim, um bom web site pode ser um termômetro do sucesso e compartilho aqui alguns dados que a ferramenta Google Analytics, a mais popular do mercado, fornece para análises estratégicas.
O primeiro é o volume de visitas que o site recebe. Um indicador complementar é a porcentagem de visitantes únicos, o que nos permite avaliar se há retorno ou não ao site. Qual a porcentagem ideal? Depende se a estratégia vigente for captação (novos visitantes) ou fidelização de clientes (retorno de visitas).
As taxas de rejeição mostram se o conteúdo está provocando ou não a navegação no site. Rejeição quer dizer que o visitante foi embora já na primeira página vista. Outro dado importante é o tempo médio de navegação e a quantidade de páginas vista por visitante. Em ambos os casos, quanto mais, melhor. Daí a importância de sempre incluir novos conteúdos e repensar como você deseja que o usuário web navegue pelo seu site.
O mapa de cobertura regional mostra a proveniência dos acessos por países e cidades que mais geram visitas. Dica: analise os dados da sua área de atuação e identifique regiões com alta procura pelo seu produto onde a distribuição não está adequada ou não existe.
Em origens de tráfego é possível saber o tráfego direto, ou seja, quantos acessos foram por digitação direta do endereço do site no navegador. Também há os sites de referência, como as mídias sociais, parceiros de negócios e imprensa, que publicam links levando visitantes ao site. Por fim, temos as visitas originadas por mecanismos de pesquisa, como o Google. Destaque para a informação de quais palavras-chave os usuários web estão digitando nas buscas e encontrando seu site, um excelente meio para otimizar seu conteúdo com técnicas de SEO (assunto para outra coluna).
Existem muitos outros dados e funcionalidades úteis no Google Analytics. Vale conhecer e utilizar esta ferramenta e similares, pois métricas são fundamentais em uma boa estratégia de marketing digital.
Facebook e Twitter: jpbalthazar
Coluna publicada originalmente no Jornal Folha de Londrina 15/08/11

Google+