Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Métricas de Fan Pages do Facebook

09 ago Blog | Comentar
Ter dados que permitem a mensuração de resultados e a eficácia de estratégias de marketing é fundamental. As Fan Pages (ou Páginas) do Facebook oferecem alguns números importantes e compartilho abaixo os mais relevantes.
Se você tem uma Fan Page, no menu direito, clique em Ver Dados. Você será direcionado para ‘Visão Geral da Página’. O Facebook deve apresentar dados correspondentes ao último mês, mas repare que o relatório não apresenta o dia atual e o anterior, ou seja, se estiver visualizando no dia 08/08, deve apresentar o período 08/07 a 06/08, o que pode atrasar a análise de estratégias recentes.
Começamos pelos ‘Usuários’: o primeiro dado importante é ‘Novas opções Curtir’ ou seja, quantos novos fãs foram conquistados no período. Para facilitar as análises, em quase todos os dados é apresentada a porcentagem de crescimento ou queda em relação ao período anterior, assim podemos comparar a eficiência das estratégias de cada período.
Também há o número de fãs da Página, mas é melhor acompanhar este dado pela ‘home’ da Fan Page, pois será em tempo real. Mas nem todos que visitam a Fan Page são fãs, então o número de visitantes pode ser conferido em ‘Usuários ativos mensalmente’.
Em ‘Interações’, os dois principais dados são a quantidade de vezes que as publicações foram visualizadas no período (fãs e não fãs) e a repercussão destas publicações, ou seja, o número de opções Curtir e comentários recebidos.
Outra informação de alta relevância são os Dados Demográficos dos fãs: o Facebook apresenta a porcentagem de homens e mulheres, como também a distribuição por faixa etária, além das cidades que mais acessam, entre outras informações úteis para análises de resultados.
Já para a análise de qualidade dos conteúdos apresentados na Fan Page, temos a popularidade de cada ‘aba’ do guia à esquerda (como o mural, informações, fotos, etc.), como também, em ‘Publicações da Página’, é possível verificar quais posts tiveram mais visualizações, o que pode nos mostrar os temas, abordagens e linguagens mais populares e também os dias da semana com mais movimento e interação pelos fãs.
Tudo isso é importante porque mostra a eficácia do trabalho de comunicação na busca por interações com os fãs e é assim que relacionamentos são conquistados. Em suma, a qualidade das interações é tão importante quanto a quantidade de fãs. Até a próxima!


Facebook e Twitter: jpbalthazar
Coluna publicada originalmente no Jornal Folha de Londrina, dia 08/08/11

Google+