Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Campanhas Integradas ‘off/on’

01 ago Blog | Comentar

O que gera mais resultados: campanhas publicitárias em mídias tradicionais ou campanhas digitais em mídias sociais? Pergunta comum hoje em dia, as mídias de massa têm o poder de atingir milhares ou milhões de pessoas com propostas comerciais que geram respostas imediatas de extrema importância para negócios b2c. Já as mídias sociais têm como principal objetivo estabelecer e desenvolver relacionamentos de longo prazo. Mas isso não quer dizer que uma não faça um pouco do papel da outra em determinados momentos. Então a resposta que me parece mais inteligente é: as duas se suplementam!
 
Então partindo do princípio de que a união faz a força, um dos maiores desafios hoje no mercado é a integração entre as estratégias ‘offline’ e ‘online’. O principal objetivo é potencializar investimentos canalizando as respostas dos clientes impactados por mídia tradicional em interações online, com benefícios como crescimento de comunidades virtuais, identificação dos clientes e o que os atraiu nas campanhas, e o principal, a possibilidade de estabelecer conversação que pode gerar inúmeros benefícios pontuais e futuros (vários deles já apresentados nas colunas anteriores).
 
O ponto crucial desta integração? Uma campanha integrada bem estruturada é aquela onde as estratégias ‘off’ e ‘on’ nascem de um só raciocínio estratégico em um mecanismo que realmente faça com que uma suplemente a outra. Em outros termos, achar que uma campanha publicitária pode ser simplesmente adaptada para o digital é um erro básico. A mídia tradicional já tem uma fórmula de sucesso enquanto que as mídias sociais ainda estão descobrindo como estimular interações e relacionamentos, e isso faz com que os mecanismos digitais sejam mais complexos. Além disso, a exigência de uma abordagem e linguagem mais ‘social’ impede que as campanhas publicitárias sejam transferidas ‘ao pé da letra’ para comunidades sociais.
 
Em suma, o caminho aqui é manter ambas as estratégias em pé de igualdade. A otimização do investimento está em saber estabelecer mecanismos integradores que explorem o melhor de cada mundo, somando o impacto da mídia tradicional com a humanização e a longevidade do relacionamento digital. E isso só é conseguido quando equipes ‘off’ e ‘on’ trabalham em sinergia.

Facebook e Twitter: jpbalthazar

Coluna publicada originalmente no Jornal Folha de Londrina, 01/08/11.

Google+