Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Networking Digital em Vendas

25 jul Blog | Comentar
Em poucas palavras, podemos definir networking digital como sendo ‘toda estratégia digital utilizada para formar conexões que podem trazer resultados profissionais’.
Quem se relaciona com clientes e conhece muitas pessoas no seu dia-a-dia, tem a oportunidade de construir redes sociais fortíssimas que podem mudar o foco da sua atividade comercial de ‘vendas ativas’ para ‘relacionamentos que geram negócios’. Poder fazer parte da vida de pessoas que um dia podem fazer negócio com você é ter acesso a informações antes inimagináveis, em um processo de inteligência de mercado que permite identificar momentos oportunos para oferecer seus produtos e fechar vendas. Imagine um vendedor de carros de uma concessionária que constrói uma rede de contatos poderosa em suas redes sociais: ao acompanhar as histórias compartilhadas por seus clientes, irá conhecê-los cada vez melhor, podendo interagir periodicamente em suas vidas e até identificar quando este cliente está interessado ou, melhor ainda, começando a se interessar em trocar de carro (afinal, feliz daquele que descobre logo de cara uma intenção de compra).
As redes sociais estão à disposição de qualquer profissional, mas para iniciar o trabalho de networking digital, o primeiro passo é educar as equipes de vendas para que conheçam quais as melhores ferramentas e como utilizá-las a seu favor. Este trabalho requer dedicação e paciência, porém, com as tecnologias sociais, a velocidade de formação destas redes com objetivos profissionais é muito rápida. Mas tenha em mente que uma abordagem social e não comercial é fundamental, porque na menor desconfiança de que o objetivo é manter contato só para efetuar vendas, tudo pode ser perdido.
Aliás, este pode ser o principal exercício e o maior desafio para profissionais de vendas: construir relacionamentos com pessoas em redes sociais tendo a habilidade de se comunicar de forma pessoal e, ao mesmo tempo, estimulando interações que possam gerar informações sobre desejos, planos de investimentos, etc.. que permitirão ‘dar o bote’ no momento certo. É preciso aprender a agir desta forma e não é tarefa fácil quando temos uma forte cultura comercial do ‘só quero falar com você se for comprar algo de mim’. Mas é possível sim realmente aprendermos a nos relacionar na nova realidade do mundo digital. Basta preparação, planejamento e dedicação.
Facebook e Twitter: jpbalthazar.
Matéria publicada originalmente no Jornal Folha de Londrina no dia 25/07/11.

Google+