Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Rede social como ferramenta profissional. Para quem serve?

13 jun Blog | Comentar

Redes sociais são temas recorrentes e que chamam a atenção de profissionais de todas as áreas. Porém, muitos acreditam que não podem utilizá-las em seus negócios e profissões por vários motivos. Independente de quais são, vou direto ao ponto compartilhando exemplos de como é possível unir o agradável ao útil, seja no Facebook, Orkut, Twitter, entre outras mídias sociais.

Se você trabalha com advocacia, pode educar sobre as leis que mais atingem as pessoas em suas vidas cotidianas. Pode dar dicas sobre seus direitos como consumidor, desmistificar os constantes ‘achismos’, conscientizar sobre como funcionam os processos jurídicos mais comuns, enfim, um mundo de informações que são importantes para todos, afinal, seguir leis não é uma escolha.

Já se atua em arquitetura, decoração, engenharia e similares, você pode compartilhar as informações que te influenciam em seu processo de evolução e atualização, o que está criando ou executando no momento, mostrar referências do seu trabalho apresentando as decisões que tomou, e por aí vai.

Se for dentista, dê dicas sobre os cuidados com a higiene e saúde bucal. Esclareça fatos que praticamente só os profissionais conhecem e são pertinentes para todos. Conte sobre novas técnicas, especialmente aquelas que refletem na estética. (se tiver uma para reduzir a dor, garanto que terá altíssima popularidade).

As possibilidades são imensas e o importante é não ser comercial, ter objetividade e até saber fazer um pouquinho de mistério. A gente só lê posts enormes se for sobre a vida de alguém. Se for um conteúdo instrutivo, mas não pessoal, duas linhas já são suficientes. Senão passa batido. Quanto mais objetivo melhor, e se for contado em partes, pode chamar a atenção para que seus amigos acompanhem o desenrolar do assunto. E, uma hora ou outra, estas informações que contextualizam sua atuação profissional se transformarão em negócios.

Enfim, o uso das redes sociais para criar relações também com objetivos profissionais cabe em muito mais situações do que se imagina. Se usada com inteligência e bom senso, pode ser divertida e produtiva sem atrapalhar suas tarefas do dia-a-dia ou suas relações com amigos pessoais.

Espero que esta coluna inspire muitas pessoas. Precisando de mais insights, comunique-se comigo.

Facebook e Twitter: jpbalthazar

Google+