Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Que tal vender em uma rede virtual com mais de 600 milhões de consumidores em todo o mundo?

23 mai Blog | Comentar

Este é o objetivo do f-commerce, estratégia que visa permitir a realização de comércio eletrônico dentro do próprio Facebook – ou ao menos se iniciando por ele – fazendo-se do conceito de social commerce (tema já apresentado nesta coluna), onde as transações comerciais são influenciadas por avalizações, indicações e recomendações entre pessoas. Mas não é só isso: somente o fato de ter uma ferramenta de e-com em um ambiente com milhões de pessoas, já é fato para animar qualquer um.

O movimento está sendo iniciado com aplicativos que incentivam o consumo nas lojas virtuais já existentes (fora do Facebook) e também com mecanismos como o Facebook Connect, onde os botões Curtir e Compartilhar são instalados nos sites das lojas, permitindo a propagação de produtos e ofertas por um visitante que também é membro desta rede social.

Como exemplo, há uma loja de departamento que utiliza-se de um aplicativo que gera um desconto para membros do Facebook que ‘curtirem’ sua Fan Page (ação exigida para que os aplicativos sejam ativados). Ainda há necessidade do e-consumidor navegar entre a loja eletrônica e a Página no Facebook, mas não deixa de ser um belo incentivo para a gigantesca comunidade desta rede social.

Já uma importante marca global de lingeries criou um aplicativo que permite a um membro presentear uma amiga com um vale-presente, incentivando inclusive que seja dado em aniversários, aproveitando o fato de que uma das principais ações dentro do ‘Face’ é parabenizar um ao outro.

Mas a melhor notícia mesmo é que já há ao menos uma empresa brasileira testando uma loja eletrônica que permitirá a execução de todos os processos de compra dentro das próprias Páginas do Facebook. O melhor de tudo é que cada ato de compra será divulgado no perfil do comprador, promovendo o buzz marketing (boca-a-boca virtual).

Há melhor avalização de compra do que esta?

Social commerce e f-commerce ainda estão em desenvolvimento, mas sugiro que comece a acompanhar conteúdos sobre estes temas, pois acredito que serão condições básicas para o sucesso de lojas virtuais muito em breve. #ficadica

Google+