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Dicas práticas para links patrocinados

09 mai Blog | Comentar

Semana passada apresentei o que são links patrocinados e algumas estratégias importantes para otimizar investimentos e alcançar os resultados desejados. Agora, compartilharei dicas práticas imprescindíveis para boas campanhas.

O fundamento para campanhas otimizadas é uma boa gestão de palavras-chave. O sistema Adwords – ferramenta na qual as campanhas são criadas – permite a identificação das palavras mais relevantes para negócios e produtos. A dica que leva naturalmente à criação de campanhas otimizadas é: após identificá-las, separe as palavras similares em grupos – especialmente as compostas – e depois crie grupos de anúncios específicos, tendo como objetivo criar variantes que façam com que as principais apareçam no título do anúncio (primeira linha em azul).

Para exemplificar, vou utilizar o mercado da moda, já que servirá para muitos leitores.

Como critério de avaliação, utilizarei três dos vários indicadores de resultados:

- CPC – custo por clique.

- CTR – comparação percentual entre quantidade de cliques e impressões (quantas vezes o anúncio foi exibido).

- Posição média – posicionamento do anúncio frente aos concorrentes.

A campanha: lançamento de coleção primavera-verão. O anunciante: indústria de confecções. O público-alvo: lojistas. Título do anúncio: ‘Moda Verão 2010′.

Resultados:

Palavra ampla ‘moda’: CPC de R$ 0,09, CTR de 3,37% e Posição média de 4,1.

Palavra composta ‘moda verão 2010′: CPC de R$ 0,11, CTR de 11,26% e posição média de 2,1.

Conclusão: com praticamente o mesmo CPC, a campanha mais específica obteve um CTR quase 4 vezes superior e se manteve praticamente entre os dois primeiros anúncios no ranking.

Detalhe: ‘moda’ estava no Grupo ‘Moda’ juntamente com palavras mais amplas, enquanto que ‘moda verão 2010′ estava no Grupo ‘Moda Verão’, que incluía similares como ‘coleção primavera verão’.

Existem muitos outros fatores que influenciam os resultados, incluindo a qualidade dos textos do anúncio. Mas certamente tudo começa com uma boa gestão de palavras-chave.

Mais dicas, encontre-me digitando ‘jpbalthazar’ no Google e escolha como quer interagir. Até a próxima.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de Londrina e FolhaWeb em http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–1267-20110509

@jpbalthazar

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