Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Links Patrocinados

02 mai Blog | 1 comentário

Links pa­tro­ci­na­dos são anún­cios pu­bli­ci­tá­rios vei­cu­la­dos na in­ter­net. Bas­tan­te uti­li­za­dos em for­ma­to de tex­to e uti­li­zan­do o Goo­gle co­mo re­fe­rên­cia, ba­si­ca­men­te são os anún­cios que apa­re­cem na la­te­ral di­rei­ta quan­do rea­li­za­mos uma bus­ca com al­gu­ma pa­la­vra-cha­ve. Tam­bém apa­re­cem nos re­sul­ta­dos prin­ci­pais, den­tro de uma tar­ja com le­ve cor ro­sa, mas é um ‘‘­bônus’’ do Goo­gle, ou se­ja, não há ga­ran­tias que um anún­cio apa­re­ce­rá nes­te lo­cal.

Es­sen­ciais em co­mér­cio ele­trô­ni­co, os ­links pa­tro­ci­na­dos tam­bém são uti­li­za­dos pa­ra di­vul­gar cam­pa­nhas, even­tos, pro­du­tos, em­pre­sas, en­tre ou­tras apli­ca­ções.

Co­mo prin­ci­pal van­ta­gem, é pos­sí­vel apon­tar o pa­ga­men­to ape­nas quan­do um usuá­rio web cli­ca no anún­cio. Es­te mé­to­do é de­no­mi­na­do CPC – cus­to por cli­que, o que teo­ri­ca­men­te ­traz ­mais se­gu­ran­ça de re­tor­no nos in­ves­ti­men­tos. Mas por que ‘‘­teoricamente’’? Por­que o re­tor­no de­pen­de de mui­tos fa­to­res, es­pe­cial­men­te a qua­li­da­de do si­te que o usuá­rio es­tá sen­do di­re­cio­na­do e a com­pe­tên­cia do anun­cian­te em con­ver­ter vi­si­tas em ne­gó­cios.

Con­si­de­ran­do que o si­te é bom e há es­ta com­pe­tên­cia, pre­ci­sa­mos de­sen­vol­ver cam­pa­nhas com qua­li­da­de pa­ra oti­mi­zar os in­ves­ti­men­tos em ­links pa­tro­ci­na­dos. Is­to por­que o pre­ço pa­go por cli­que fun­cio­na co­mo um lei­lão, por lan­ces, on­de ­quem pa­ga ­mais, em prin­cí­pio apa­re­ce ­mais bem po­si­cio­na­do no ran­king de anún­cios – e apa­re­cer an­tes que seu con­cor­ren­te faz to­da a di­fe­ren­ça!

Mas es­te não é o úni­co cri­té­rio con­si­de­ra­do pa­ra es­te ran­king. Exis­tem vá­rios ou­tros que só o Goo­gle sa­be co­mo fun­cio­na exa­ta­men­te, po­rém al­gu­mas téc­ni­cas ­úteis são co­nhe­ci­das pe­los anun­cian­tes. Uma de­las, cla­ro, é ter anún­cios ­mais efi­cien­tes que a con­cor­rên­cia. Cam­pa­nhas bem es­tru­tu­ra­das po­dem até mes­mo fa­zer com que seu anún­cio fi­que ­mais bem po­si­cio­na­do que o do con­cor­ren­te, mes­mo que seu lan­ce se­ja me­nor.

A ver­ba dis­po­ní­vel é es­sen­cial pa­ra de­ter­mi­nar a es­tra­té­gia. Se for li­mi­ta­da (me di­ga ­qual não é?), a iden­ti­fi­ca­ção das pa­la­vras-cha­ve ­mais re­le­van­tes, com me­nos con­cor­rên­cia, en­tre ou­tros cri­té­rios, é fun­da­men­tal pa­ra ­atrair so­men­te usuá­rios que real­men­te es­te­jam pro­cu­ran­do o que sua em­pre­sa ofe­re­ce. Em re­su­mo, ­além da qua­li­da­de do seu si­te e da com­pe­tên­cia em ven­das da sua em­pre­sa, ­atrair o pú­bli­co cer­to é con­di­ção bá­si­ca pa­ra o di­nhei­ro não ‘‘ir pro ­ralo’’.

Na pró­xi­ma co­lu­na com­par­ti­lha­rei di­cas prá­ti­cas. Até lá!

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de Londrina e FolhaWeb em http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–155-20110502

  • Anônimo

    Yes, Google sponsored links are an excellent way to gain brand exposure and attract qualified visitors to your website. Sponsored links are simply another way to find websites that contain the information that you’re searching for.

Google+