Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Palavras-chave na comunicação digital

25 abr Blog | Comentar

No mundo digital também são conhecidas como tags e têm importância fundamental para a construção de conteúdos relevantes, como também em estratégias de SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), links patrocinados, entre muitas outras.

No desenvolvimento de textos originais (aqueles que não são ‘descolados’ em outros sites na web), a ideia é a mesma dos TCCs acadêmicos, onde definimos logo no começo as palavras-chave que nortearão todo o desenvolvimento do conteúdo.

Mas na internet, digamos que o processo de escolha é um pouco mais ‘científico’. Primeiro precisamos identificar quais realmente são as palavras-chave mais populares, considerando os temas planejados para fazer parte do conteúdo de comunicação digital de uma empresa. Isso pode ser feito em ferramentas como o Google Insights for Search ou o Google Adwords. Lembre-se que o Brasil é imenso e também que a linguagem profissional pode não ser a mais popular (por ex. ‘alimento pra cão’ é muito menos popular do que ‘ração pra cachorro’). Então, como primeira tarefa, determine quais são suas tags mais importantes e até conheça termos que você nem imaginava que existiam.

Após determiná-las, procure incluí-las nos perfis em mídias e redes sociais e explore-as no seu conteúdo. Assim, você pode conquistar diversos benefícios, onde destaco:

- Mecanismos de busca como o Google podem passar a entender que seu site é relevante para os usuários web que buscam por palavras similares às suas;

- Twitter, Facebook, Linkedin, entre outras redes sociais, podem sugerir ‘seguidores’, ‘amigos’, ‘fãs’, respeitando afinidades (se falo sempre sobre marketing, recebo sugestões de pessoas e empresas que também falam sobre o tema);

- Mas, o mais importante de tudo, terá a certeza de que estará construindo conteúdos relevantes e produtivos que certamente atrairão a atenção e promoverão conversas on-line.

Além disso, poderá monitorar tags para acompanhar os ‘burburinhos’ mais populares e a sua concorrência, entre diversas outras aplicações.

Somadas, estas oportunidades fazem da gestão de palavras-chave uma parte fundamental de toda estratégia bem sucedida de comunicação digital.

Mas cuidado, existem técnicas e regras que precisam ser consideradas. Na dúvida, consulte o profissional de marketing digital que auxilia sua empresa. E sucesso!

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de Londrina e FolhaWeb em http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–3528-20110425

@jpbalthazar

Google+