Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Inteligência Competitiva Digital

04 abr Blog | Comentar

A partir do momento que uma empresa inicia suas atividades na web, automaticamente está inserida em um ambiente com muita informação que pode ser transformada em inteligência competitiva.

O simples fato de gerar informação e receber feedbacks de usuários web, como por exemplo, através de sites institucionais, já inicia um processo de inteligência digital.

Agora, uma empresa com forte presença e comunicação on-line amplia seu ‘radar’, o que atrai a atenção de stakeholders e promove comentários e conversas que podem revelar importantes informações com potencial para serem transformadas em inteligência competitiva.

Além disso, empresas ‘sociais digitais’ compreendem melhor o consumidor da era digital, captam talentos, monitoram o mercado e a concorrência, identificam novos canais de vendas e distribuição, acompanham tendências, diversificam negócios, entre inúmeros outros benefícios que levam a vantagens competitivas que antes eram muito difíceis de se conquistar. E está disponível para qualquer tamanho de empresa.

Mas ainda existe muito receio quanto a tornar uma empresa mais transparente e aberta na web, pois tenho sido questionado com frequência sobre a possibilidade de ocorrer comentários negativos sobre marcas, produtos e empresas. Lembro que esta conversa já está acontecendo. Então, por que não influenciar para que as conversas sejam saudáveis, produtivas e ainda gerem uma gama enorme de informações para ajudar nas estratégias e evolução corporativa? A estratégia de gerar ‘buzz’ (boca a boca digital) promove conversas sobre marcas e empresas e cada comentário contribui para conhecer pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de mercado (análise SWOT) do ponto de vista de quem está de fora. Quanto vale isto?

Certamente muito.

Lembro ainda que aquele ‘insight’ que tem o potencial de mudar tudo pode vir de um comentário despretensioso de um consumidor.

Mas o que é inteligência competitiva? Gosto de resumir da seguinte forma:

Inteligência = Informação Competitiva = Ação

Assim, de nada adianta coletar muitas informações se não forem traduzidas em estratégias bem planejadas e ações bem executadas.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de Londrina e FolhaWeb em http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–454-20110404

@jpbalthazar

Google+