Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Comunicação digital e a relevância social.

01 mar Blog | Comentar

Ao decidir participar das conversas sobre sua empresa e marcas na internet, devemos lembrar que a comunicação via web está fortalecendo como nunca as relações humanas e é preciso considerar alguns conceitos importantes para planejar sua estratégia.

Comunicação digital tem o objetivo de construir relacionamentos através de atividades que estimulem o diálogo, a colaboração e consequentemente a realização de negócios originados por relações de confiança desenvolvidas por conversas transparentes e, especialmente, por recomendações entre amigos.

O boca a boca digital (buzz marketing) nunca foi tão poderoso e ainda está engatinhando diante de todo o seu potencial de crescimento.

O usuário de mídias sociais se vende o todo o tempo. Toda ação de compartilhar algo da sua vida particular é um ato de vender a si mesmo na busca por atenção e consideramos muito mais ricas as histórias onde há marcas dentro do contexto. Afinal, isto cria status. E é aí que sua empresa pode se inserir.

Crie experiências extraordinárias para seus clientes socialmente ativos na internet, pois estimula a criação de histórias envolvendo suas marcas. Integre o ambiente digital com o físico. Premie um internauta que recomenda sua marca ou interage digitalmente com uma experiência marcante dentro da sua própria loja.

Conquistando estas histórias com suas marcas no contexto, você ainda terá a ajuda dos grandes da internet para propagá-las.

O Google está desenvolvendo o Social Search, uma evolução na forma de apresentação de resultados relevantes que utiliza recomendações de amigos nas respostas de pesquisas. Você continuará a receber sugestões do Google, mas também receberá comentários dos seus contatos digitais.

Já o Facebook está desenvolvendo as ‘sponsored stories’ ou ‘histórias patrocinadas’. Se um membro desta rede social for a um estabelecimento, tiver uma boa experiência e compartilhar com seus amigos, sua história pode ser patrocinada pelo comerciante para que apareça em um formato mais publicitário.

Vovó já dizia que a melhor propaganda é o boca a boca. Estamos entrando em uma era onde nossas decisões serão tomadas pela relevância social de cada marca. E está acessível para todos. Basta ter atitudes corretas e criatividade.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de Londrina e FolhaWeb em http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–82-20110301

@jpbalthazar

Google+