Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Por que gestores precisam abrir os olhos para a comunicação digital

01 out Blog | Comentar

A imprensa traz cada vez mais informações sobre o espantoso crescimento da comunicação no ambiente web. O internauta, seja na busca por conteúdos de informação ou entretenimento, negócios, fóruns de discussão, redes de relacionamento, entre diversas outras aplicações, encontra na internet um espaço que lhe permite se conectar com pessoas com uma facilidade e agilidade jamais vista.
E isso pode ser a galinha dos ovos de ouro de grande parte das empresas, independente do tamanho, setor de atuação ou posicionamento de mercado. Basta que seu público esteja presente na internet.

Confira alguns números que comprovam esta realidade:
* os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2010 e como foram de várias fontes, não serão apresentadas.

  • O Facebook possui mais de 500 milhões de usuários e 260 bilhões de pageviews por mês.  100 milhões destes acessam pelo celular. Em agosto de 2010, os acessos ao Facebook nos EUA ultrapassaram o Google. No Brasil, está crescendo muito nas classes sociais A e B.
  • O Orkut por sua vez, possui 40 milhões de usuários, sendo 24 milhões só no Brasil. 70% desses usuários possuem mais de 35 anos. No Orkut, você encontra comunidades que promovem locais de encontro por interesse, podendo ser utilizados como comunicação interna ou externa. É uma ótima forma de se relacionar com seus clientes.
  • No Twitter, você encontra cerca de 120 milhões de usuários, sendo que 100 milhões entraram nos últimos seis meses. Ingressam cerca de 6 milhões de novos usuários por mês e a média de idade dos usuários é de 39 anos. Existem mais de 15 bilhões de publicações: a média é de 50 milhões de twitts por dia, 600 por segundo! No ano de 2008 no Brasil, cresceu 1352%.
  • O MSN abriga 300 milhões de usuários no mundo em 76 países, suportando 48 línguas. Destes usuários, 40% utilizam o MSN todos os dias. No Brasil, 65% dos internautas utilizam o MSN. São geradas cerca de 1,5 bilhões de conversas por dia em mais de 9 bilhões de mensagens.
  • O Youtube  foi comprado pelo Google pelo valor de US$ 1,65 bilhões. São cerca de 24 horas de vídeos publicados por minutos. Cada usuário gasta uma média de 15 minutos por dia no Youtube. Em 60 dias, foram criados mais vídeoos que os 3 maiores canais dos EUA criaram juntos durante 60 anos.
  • O Formspring foi criado em 2009 nos EUA e atingiu 3,9 milhões de usuários no Brasil em menos de 3 meses. Seu crescimento é comparado ao do Orkut quando lançado, porém não obteve mais números expressivos. Nos EUA, existem cerca de 2,2 milhões de pessoas o utilizam, mas o Brasil é o país com maior número de usuários. O Formspring é visto pelas empresas como uma grande oportunidade de comunicação e FAQ, facilitando o atendimento aos seus públicos.
  • O Yammer, ótima ferramenta de comunicação interna possui mais de 70 mil redes corporativas, com mais de 1 milhão de usuários. Oferece segurança, praticidade e rapidez na troca de informações. Além da própria utilização na Web, apresenta um programa de Desktop que facilita seu uso.

Estas ferramentas estão revolucionando a forma de criar e compartilhar conteúdo e esses números crescem a todo o momento.
E digo mais: enquanto você fica achando que comunicação digital não se aplica ao seu caso, seu concorrente pode estar ativo e crescendo como nunca. Fique ligado!

Abraço e obrigado pela leitura!

João Paulo Balthazar
Telefones: 43 9934.4000 | 41 9195.4433
Email: joaopaulo@dbomarketing.com.br
Skype-Twitter-Facebook: jpbalthazar

Google+